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Conheça a Escola

A Escola Turmalina

A Escola Turmalina

A Escola Turmalina, uma das 800 escolas da Pedagogia Waldorf do mundo, foi fundada em 1994 em Curitiba (PR). É uma escola sem fins lucrativos, mantida pela Associação Pedagógica Antroposófica Turmalina.

A escola funciona do maternal ao 8º ano do Ensino Fundamental. Seu ambiente é simples e acolhedor, com poucos alunos em cada sala – valorizando a individualidade de cada um. Sua proposta de ensino, a Pedagogia Waldorf, busca despertar na criança o gosto pela aprendizagem, respeitando o ritmo e as fases de desenvolvimento do ser humano em sua totalidade. A Pedagogia adotada também dá grande valor à arte. De diversas formas, as manifestações criativas e artísticas permeiam o conteúdo pedagógico desenvolvido em sala de aula.

Além das matérias tradicionais, os alunos têm atividades que complementam e enriquecem o currículo, de acordo com a fase evolutiva da criança. Trabalhos manuais, (tricô, crochê, bordado, argila), música (kântele, flauta doce, instrumentos de corda, iniciação musical e canto), jardinagem, dramatizações, artes (desenho de formas, aquarela, pintura e desenho), movimento (jogos, esportes, dança), aulas de inglês e alemão fazem parte dessa dinâmica de ensino.

A Pedagogia Waldorf

A Pedagogia Waldorf fundamenta-se na Antroposofia e existe desde 1919. Seu ensino e currículo visam desenvolver e harmonizar na criança e no jovem as forças do pensamento, do sentimento e da vontade, formando, desta maneira, fundamentos para a criatividade, a iniciativa, a força moral, a flexibilidade mental e a responsabilidade social na vida adulta.

Nas escolas Waldorf, todo o ensino é feito em “épocas” – ciclos que podem durar de três a quatro semanas. Nesse período, as crianças mergulham e vivem dentro de um mesmo assunto, sem terem sua atenção constantemente transferida de uma matéria para outra (como nas escolas convencionais). A experiência de quase 90 anos dessa prática comprova que o interesse e o aproveitamento são consideravelmente melhores.

Existem cerca de 800 Escolas Waldorf no mundo, formando a maior rede de ensino em crescimento nos cinco continentes. Todas as escolas são unidades autônomas e cada uma desenvolve vínculos culturais específicos com a comunidade à qual pertence.

O Professor Waldorf

A relação professor-aluno é o cerne da Pedagogia Waldorf. O professor é um importante referencial para a criança e a acompanhará por alguns anos. Sua tarefa é auxiliar na educação da índole e da vontade dos alunos, abrangendo seu aspecto físico, emocional e mental.

Além da formação convencional de cada professor, há uma formação especial em que, através de um seminário (que dura de três a quatro anos), ele se aprofunda na Pedagogia Waldorf. Nesse seminário, além de absorver conteúdos teóricos e práticos sobre o desenvolvimento do ser humano e a metodologia de educação Waldorf, recebe toda uma formação artística, estudando artes plásticas, arte da fala, trabalhos manuais e música.

O professor Waldorf está sempre buscando atualizar-se, contando com acompanhamento pedagógico periódico, realizando grupos de estudos semanais e participando de congressos e encontros de professores da Pedagogia.

Gestão dos Pais

Todo o trabalho da Escola Waldorf Turmalina é resultado do esforço conjunto de pais que têm afinidade com a proposta da Pedagogia Waldorf.

Os pais são os gestores da escola: sua direção é feita de forma associativa, através de uma diretoria que reúne pais e professores, e comissões especiais para cada área.

É isso que, associado ao fato da escola não ter fins lucrativos, é responsável pelos resultados positivos alcançados pela Turmalina. Afinal todo o valor arrecadado é totalmente reinvestido na qualidade do atendimento às crianças, na valorização dos professores e na satisfação dos pais.

Rudolf Steiner

Rudolf Steiner

O fundador da Antroposofia nasceu em Kralevec – Áustria, em 1861, filho de um funcionário da estrada de ferro local. Desde criança demonstrava ser sensível quanto às questões da natureza humana.

Formado em engenharia em Viena, doutorou-se em Filosofia. Foi o editor das obras científicas de Goethe e não tardou a iniciar sua atuação como conferencista em vários países europeus. Steiner publicou 40 livros e proferiu mais de 6 mil palestras, agrupadas em 270 volumes. Este pensador foi também o responsável pela construção do Goetheanum, na Suíça, sede da Escola Superior da Ciência Espiritual.

Faleceu em Dornach, em 1925, depois de ter realizado extraordinárias contribuições no campo da organização social, da medicina, da pedagogia, da farmacologia, da agricultura, do tratamento de crianças excepcionais, entre outros.

Essas contribuições ofereceram uma alternativa para as visões e soluções materialistas, tiveram grande repercussão e provocaram o surgimento de atividades antroposóficas em todos os continentes e vários estados brasileiros.

Antroposofia

Goetheanum

De acordo com suas raízes lingüísticas, Antroposofia significa: sabedoria a respeito do homem. Esta ciência trata não só da compreensão do homem, mas também do mundo como um todo, tanto físico como metafísico.

Além da Pedagogia Waldorf, a Antroposofia tem se desenvolvido e deixado imensas contribuições em diversas áreas: Medicina e Farmacologia, Agricultura Biodinâmica, Arquitetura Orgânica, pedagogia terapêutica para crianças e adolescentes com necessidades especiais, a Pedagogia Social, Terapia Artística, Biografia Humana, Cantoterapia, Fonética, Euritmia, Consultoria Empresarial, Fonoaudiologia, Literatura em geral.

Para saber mais sobre o assunto, visite:
http://www.sab.org.br/antrop/antrop.htm

Agende uma visita a escola Turmalina. Envie uma mensagem pelo Fale Conosco ou através dos contatos abaixo:

- Telefone: (41) 3285-8876
- Endereço: Rua Eduardo Sprada, 3572 – Campo Comprido – Curitiba – PR

De segunda à sexta, das 07h30 às 17h00.

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